Blog Image

O Surrealismo

Nascido em Paris na década de 1920, o Surrealismo acolheu as idéias de artistas como Salvador Dalí, René Magritte, Pablo Picasso, Juan Miró, Max Ernst e muitos outros. Mais do que um movimento estético, o surrealismo é uma maneira de enxergar o mundo, uma vanguarda artística que transcende a arte. Podemos definir o movimento como uma combinação do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente. O mesmo busca restaurar os poderes da imaginação, castrados pelos limites do utilitarismo da sociedade em geral, e superar a contradição entre objetividade e subjetividade, tentando consagrar uma poética da alucinação.

Grande parte da estética surrealista apoia-se na concepção de imagem poética de Pierre Reverdy, segundo a qual a imagem nasce não da comparação, mas da aproximação entre duas realidades afastadas. E quanto mais distantes forem as realidades aproximadas, mais forte será a imagem poética.

Dentre todas vertentes artísticas possíveis, a que mais se encaixou com a filosofia de Claudio Souza Pinto foi o Surrealismo. Seus personagens combinam com a infinidade de possibilidades oferecidas pelo estilo e por isso ficam mais vivos a cada quadro pintado. Alem disso, esse estilo permite a expressão por completa de todos os pensamentos do artista, não permitindo qualquer limitação diante seu desejo de pintar.